Foto - Mosaico: (Reprodução) /Prefeitura de Uberlândia /Casa da Mulher /CIM Centro Integrado da Mulher
★ ★ ★ A Prefeitura de Uberlândia segue investindo na proteção das mulheres da cidade!...
Trata-se de um aplicativo que facilita a denúncia de violência contra a mulher. A ferramenta Salve Maria permite que qualquer pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM). O recurso foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) está disponível para a plataforma Android.
Casa da Mulher
A Casa da Mulher é um espaço de apoio e proteção às mulheres. O local tem o objetivo de implantar políticas públicas afirmativas que promovam social, cultural, econômica e politicamente as mulheres do município, com ações articuladas e a consolidação de atividades educativas, informativas e preventivas sobre as questões da mulher e as relações de gênero. Além disso, na Casa da Mulher funciona o Centro Integrado da Mulher (CIM) e o Núcleo de Diversidade Sexual.
Centro Integrado da Mulher
O Centro Integrado da Mulher (CIM) tem como objetivo o atendimento à mulher vítima de violência doméstica, amparado pela Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). O CIM atende, acolhe e encaminha aos programas de proteção mulheres vítimas de violência conjugal e intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) em parceria com a Delegacia Especializada da Mulher e ONG’s e Defensoria Pública. No local, as vítimas recebem apoio de psicólogos e assistentes sociais.
Defensoria Pública – DP
Presta orientação e acompanhamento jurídico em questões envolvendo a violência doméstica. Oferece atendimento especializado para mulheres que não possuem condições financeiras para contratar um advogado. Ingressa-se em juízo, apenas processos relacionados ao Direito de família, tais como: divórcio, busca e apreensão de menores, guarda, pensão alimentícia, partilha de bens, reconhecimento e dissolução de união estável. O benefício neste órgão poderá ser utilizado apenas por mulheres vítimas de violência doméstica, e que tenham lavrado um BO – Boletim de Ocorrência.
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM
Unidade da Polícia Civil, para atendimentos especializado à mulheres em situação de risco e violência. Tem caráter preventivo e repressivo e realiza ações de prevenção, apuração e investigação de crimes. Dentre algumas de suas atribuições, incluem: informar à mulher de seus direitos, instauração de inquérito policial, encaminhamento da solicitação de Medidas Protetivas ao órgão judiciário, expedição de guia para a realização do exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal) e encaminhamento de vítimas para a Casa Abrigo, em caso de risco de morte e extrema urgência.
Núcleo de Diversidade Sexual
O Núcleo de Diversidade Sexual funciona na Casa da Mulher e tem por finalidade desenvolver ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação do grupo social de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e transexuais que vivem e convivem no Município de Uberlândia, defendendo o artigo 5º da Constituição Federal e 3º da Declaração Universal de Direitos Humanos, segundo os quais todos são iguais perante a lei e toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Mais informações:
Endereço: Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 727, bairro Lídice
Atendimento: segunda a sexta-feira – 8h às 18h
Telefone: (34) 3231-3756
Central de atendimento à mulher em situação de violência:
Ligue 180 – 24h por dia
Postar um comentário