Será no próximo mês. População poderá acompanhar transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Catalão...
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), fará a apresentação do plano de manejo da bacia do Ribeirão Pari. Respeitando todas as recomendações de biossegurança, em função da pandemia do coronavírus, o evento será realizado em formato live - com transmissão pelas redes sociais oficiais do município – e acontecerá no próximo mês, dia 15 de julho, às 14 horas. A população é convidada a prestigiar.
A elaboração no Plano de Manejo do Ribeirão Samambaia/Pari se fez necessário para atender a Lei Municipal nº 1.866/2000, estabelecer o zoneamento, padrões de ocupação e usos, assim como também, atender Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TCAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de Goiás – MPGO e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão - SEMMAC.
O Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão Samambaia/Pari foi elaborado por meio de estratégia de planejamento regional que compreende a existência de sub-bacias e suas Áreas de Preservação Permanente – APPs, definidas pela Lei Municipal nº 1.866/2000, comunidades ribeirinhas, atividades agropastoris e industriais, áreas de expansão do perímetro urbano, além da identificação de possibilidades de conexões com a formação de corredores e do planejamento agroecológico, tendo como objetivo principal a recuperação e conservação hídrica regional da bacia para manutenção do reservatório de abastecimento público no Ribeirão Pari. Essa estratégia visa compatibilizar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, respeitando a vocação agropecuária das unidades produtivas existentes na área em estudo.
O Plano de Manejo é o documento norteador da gestão de uma Unidade de Conservação, onde por meio dele os órgãos gestores e os conselhos das unidades se referenciam quanto aos encarregados de cada atividade prevista, as diretrizes e normas a serem executadas em cada zona. As ações realizadas na APA devem seguir os parâmetros assumidos no Plano de Manejo, que deve apresentar orientações técnicas e operacionais para que os atores envolvidos utilizem do conjunto de ações e estratégias para garantir a gestão territorial, atingindo aos objetivos de conservação da área.
Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!
ASCOM – Prefeitura de Catalão.
*Baixe o arquivo na versão pdf
APA do Ribeirão Samambaia-Pari - Caderno I
APA do Ribeirão Samambaia-Pari - Caderno II
APA do Ribeirão Samambaia-Pari - Caderno III
APA do Ribeirão Samambaia-Pari - Caderno IV
Fonte: Prefeitura de Catalão
Esta matéria é em
oferecimento de:
FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA
DE FORMA DIRETA
Postar um comentário