Artigo: Por Flávio Bonini*
A batata é uma das hortaliças mais populares nas mesas dos brasileiros. Consumida em diversos formatos, o alimento é fonte importante de carboidratos e vitaminas. O tubérculo é uma opção nutricional para substituir alimentos que sofreram disparada de preços, como o arroz.
O Brasil conta com boa condição climática para a produção de batata na maior parte do seu território e, além das mesas brasileiras, o produtor também é responsável por abastecer o mercado externo e a indústria de alimentos. Para isso, o agricultor precisa estar preparado para entender a variedade, capacidade produtiva, reação frente às adversidades climáticas, entre outros fatores que interferem na qualidade do alimento.
A etapa inicial e que faz toda diferença no cultivo da batata é o correto preparo do solo, para deixar a terra macia e porosa, respeitando as características de cada região.
Na comercialização de batatas para a indústria, o agricultor precisa estar atento às especificações exigidas para tornar o produto ainda mais atraente nas prateleiras dos mercados nos formatos chips, palha ou palito. Neste sentido, prioriza-se uma batata com quantidade adequada de sólidos, tamanhos uniformes e com a polpa sadia e bem preservada.
Só é possível alcançar este padrão de qualidade com um solo equilibrado em macro e micronutrientes. O uso de fertilizantes é essencial para encontrar equilíbrio entre esses nutrientes. O excesso de potássio, por exemplo, pode inibir a absorção de magnésio, importante para o desenvolvimento da cultura. Já entre os micronutrientes, uso adequado de zinco e boro contribui para o aumento de produtividade.
Para atender a esta demanda, a Mosaic Fertilizantes conta com linha de produtos de performance que garante qualidade e produtividade, com alta solubilidade e uniformidade liberando os nutrientes do início ao fim da cultura. Em pesquisa realizada, com a utilização da linha de Performance da Mosaic Fertilizantes, constatou-se incremento de 400 sc/ha quando comparado à utilização de fertilizantes convencionais.
Um exemplo de produto que auxilia os agricultores a encontrarem equilíbrio no solo é o K-mag. A fórmula exclusiva da Mosaic Fertilizantes tem, em um único grânulo, magnésio, potássio e enxofre, com baixa concentração de cloro e alta solubilidade, diferenciando-se da fonte convencional, o KCl. Quando se utiliza grandes quantidades de KCl, pode ocorrer o excesso de aplicação de cloro, o que pode desencadear desequilíbrios na planta e no solo, prejudicando a produtividade.
Além de proporcionar lavouras homogêneas e sadias, K-Mag assegura o enchimento dos tubérculos. Sua utilização na cultura da batata gerou um incremento de 22,5% de batata classificada como
“Especial”.
*Flávio Bonini é engenheiro agrônomo e gerente de serviços técnicos da Mosaic Fertilizantes.
Fonte: CDN
Esta matéria é em oferecimento de:
FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA
Postar um comentário